Veja como aplicar a simbologia das cores no branding da sua empresa

Você quer fazer com que sua marca seja mais bem reconhecida no mercado? Então, é importante reconhecer a importância da simbologia das cores na criação e consolidação da sua marca.

No marketing empresarial, as cores são utilizadas pois são capazes de gerar emoções e sentimentos no seu público. Sendo assim, você pode usar isso a seu favor, fazendo com que as pessoas se aproximem da aquisição de um produto ou serviço.

No post de hoje, você verá o quanto às cores são importantes, além de ver como os principais tons agem na cabeça das pessoas. Preparado? Continue conosco!

Entendendo a importância das cores no branding

Embora as pessoas tentem tomar suas decisões baseadas na razão, o fato é que, muitas vezes, alguns detalhes exercem grande influência no poder de decisão delas, como as cores utilizadas nos materiais gráficos e nos websites.

Enquanto há tonalidades que acalmam os clientes, algumas despertam a vontade de comer e viver alegremente, outras despertam a criatividade das pessoas. Por isso, um fator primordial, ao desenvolver sua marca, é estudar quais serão as cores utilizadas. Assim, você poderá tirar proveito das cores para passar sua mensagem ao público.

Caso você ainda acredite que as cores não são tão importantes assim, pense bem! De acordo com o estudo publicado pela QickSprout, 85% das pessoas dizem que as cores foram preponderantes para que a compra fosse efetuada.

Escolhendo as melhores cores para seu negócio

Como você viu, decidir as cores de sua marca é uma tarefa de branding importante para seu negócio. Você verá, agora, quais são as sensações e emoções que cada cor mostra. Leia agora!

Vermelho: emocionante e ativa

Não é à toa que marcas como Coca-Cola, Bob’s RedBull e Bradesco têm nesta cor a parte principal de seu logo. A cor transmite energia, incentivando que as pessoas façam determinadas ações. Além disso, aumenta a sensação de confiança e vontade de comer. Por isso, é considerada como uma cor quente, ativa, emocionante e dinâmica.

Amarelo: alegria

Sucesso também pode ser encontrado facilmente no amarelo. Empresas como McDonalds, Oi, Shell e Nikon podem ser facilmente lembradas. A cor transmite felicidade, tornando as pessoas mais falantes e otimistas. Além disso, sensações de esperança e inteligência também podem estar ligadas a esta tonalidade. Se você combinar com vermelho e laranja, poderá aguçar a fome das pessoas, sendo assim, uma combinação muito utilizada nos fast foods.

Azul: segurança

Sua empresa precisa demonstrar calma e segurança? Então o azul é uma cor indicada para você usar nos seus projetos. Por isso, é muito usada em empresas de automóveis e de tecnologia, uma vez que precisam passar uma ideia de credibilidade para seu público. Marcas como Visa, Facebook, Ford, Itaú e Dell usam e abusam dessa cor.

Laranja: humor

O laranja é a cor do entusiasmo e do calor e transmitem emoções ligadas à força, euforia e ao humor. Também é uma tonalidade que estimula a ideia de necessidade de aquisição e a compra de alimentos. Por isso, é muito usada por empresas prestadoras de serviços como: Gol, Nextel e Amazon, além do setor de bebidas, como a Fanta.

Verde: tranquilidade

Por fim, verde representa a natureza, tranquilidade e estabilidade, transmitindo calma e alívio ao estresse. Por isso, sem dúvida, é ideal para marcas ligadas à natureza e à saúde. Bons exemplos são: Greenpeace, Starbucks, Heineken, Spotify e Subway.

Para usar a simbologia das cores de maneira efetiva, fazendo com que a mensagem da sua marca seja repassada com sucesso, você deve estudar a fundo quais são as ações que você deseja passar para seus usuários e quais cores são mais propícias para atrair e fidelizar clientes.

Você já criou alguma marca? Ela foi criada a partir de quais princípios? Tem dúvidas de como desenvolver? Comente nosso post, contando suas experiências, queremos muito ouvi-lo!

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