Veja 4 práticas para aumentar o engajamento dos funcionários

Antigamente era comum que os gerentes de marketing das empresas tivessem como única preocupação desenvolver estratégias para engajar os consumidores e os clientes de uma marca com a empresa que a representa. Nos dias atuais, isso continua sendo feito, mas buscar pelo engajamento dos funcionários também passou a ser visto como algo importante.

Quando as equipes são motivadas, os colaboradores se sentem como parte integrante do negócio, rendendo mais e apresentando resultados mais positivos para a organização.

Considerando esse contexto, elaboramos uma lista com 4 práticas para aumentar o engajamento dos funcionários. Quer saber quais são elas e como implantá-las na sua empresa? Então continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Aposte em uma estrutura organizacional horizontal

A hierarquia organizacional da sua empresa não pode ser vista como uma pirâmide vertical, na qual a alta cúpula administrativa e os gerentes formam o topo, tendo mais benefícios que os demais funcionários e sentindo-se superiores em relação às pessoas que ocupam cargos mais baixos.

O ideal é que a empresa adote um modelo de estrutura organizacional horizontal, com todos os funcionários posicionados em um mesmo nível de importância. Assim, alguém que trabalha na linha de produção é tão importante quanto um gerente, por exemplo.

2. Mantenha um diálogo aberto com as equipes

Um dos principais motivos para que a empresa adote um esquema hierárquico horizontal é a possibilidade de manter um diálogo aberto com as suas equipes. Isso quer dizer que os colaboradores devem ser incentivados a expor a sua opinião e a dar sugestões sobre assuntos diversos que envolvam o dia a dia da organização.

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para a realização de ações participativas, como a tradicional caixinha de sugestões e outras mais complexas e modernas como as mídias sociais corporativas via intranet.

3. Dê feedback com regularidade

Não adianta incentivar os colaboradores a participar ativamente e a contribuir com suas ideias para melhorias na empresa, se eles não tiverem um retorno em relação ao que foi sugerido.

Dar feedbacks, portanto, é sempre muito relevante para que o funcionário saiba que sua ideia foi levada em consideração. No caso de algum colaborador sugerir algo que não pode ser feito, também é preciso dar um retorno e a empresa deve explicar os motivos para a não execução daquilo que foi proposto.

4. Fique atento à comunicação interna

A comunicação interna precisa ser realizada da melhor forma possível, de modo que os colaboradores da sua empresa fiquem bem informados sobre aquilo que se passa na organização.

O ideal é que o negócio tenha um setor bem estruturado de comunicação interna e de endomarketing, contando com profissionais capacitados e que tenham experiência em desenvolver e planejar conteúdos para publicação em jornais internos, murais, newsletter, mídias sociais corporativas, entre outros canais que possam ser utilizados com a finalidade de informar os colaboradores da empresa.

Gostou das práticas que listamos para aumentar o engajamento dos funcionários na sua empresa? Ainda tem alguma dúvida a respeito do assunto ou quer compartilhar a sua experiência conosco? Então, deixe seu comentário!

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